sexta-feira, 10 de julho de 2015

Ministro defende volta de operação regular do aeroporto de Uruguaiana

Na comitiva, do ministro, estiveram presentes o secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen; o presidente da AL-RS, Edson Brum (PMDB); e os deputados Frederico Antunes (PP), Jorge Pozzobom (PSDB) e Gabriel Souza (PMDB).
Na comitiva, do ministro, estiveram presentes o secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen; o presidente da AL-RS, Edson Brum (PMDB); e os deputados Frederico Antunes (PP), Jorge Pozzobom (PSDB) e Gabriel Souza (PMDB).
O ministro da Aviação, Eliseu Padilha, defendeu a volta da operação dos voos regulares no aeroporto de Uruguaiana (RS), em palestra realizada na quinta-feira (09/07), na cidade. Segundo ele, a interrupção do serviço das companhias aéreas no local se deu por fatores econômicos e não estruturais. Além disso, ele traçou o panorama da aviação regional no Brasil e no Rio Grande do Sul e exaltou o programa de subsídios, ambos encabeçados pela Secretaria de Aviação Civil (SAC).

O ministro citou a redução do ICMS e a redução do valor do querosene para garantir as operações das empresas aéreas em todo o País. A única empresa aérea que utilizava a estrutura do aeroporto deixou de operar recentemente alegando o alto custo do querosene. A ideia do ministro é que volte a operar logo. “Neste primeiro momento, antes ainda dos subsídios que o governo federal vai dar para a aviação regional, essas questões são importantes”, defendeu.



Padilha propôs um trabalho conjunto, do governo federal e do governo local. “O governo do estado na redução do ICMS é importante, porque até 40% do custo da operação aérea é o custo do combustível. Se baixa o ICMS no limite a gente vai estimular as passagens (subsídios). Então, antes do subsídio a gente depende disso. Quando for possível entrar com o subsídio, seguramente haverá voos”, detalhou.

Aviação regional

Quinze aeroportos do Rio Grande do Sul serão beneficiados pelo programa de aviação regional. Em todo o Brasil serão investidos R$7,3 bilhões em 270 aeroportos localizados fora de capital. O presidente da Comissão de Aviação Regional na Assembleia do Rio Grande do Sul, deputado Frederico Antunes, disse que a aviação civil, hoje, não é mais um luxo, mas uma necessidade. E que a aviação deveria fazer parte dos serviços públicos, assim como a saúde, educação e segurança. Ele disse estar disposto a ajudar no que for preciso para a aviação regional decolar, em especial em Uruguaiana.

Já o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Edson Brum, afirmou que os aeroportos regionais são fundamentais para o desenvolvimento do estado. Por isso, a assembleia está engajada nessa luta. O secretário de Transportes do Rio Grande do Sul, Pedro Westphalen, disse que é muito importante a visão multimodal do ministro e comemora que Uruguaiana esteja incluída neste pensamento.

Fonte: Secretaria de Aviação Civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMPARTILHE:

COMPARTILHE: