Os aeroportos de Costa Rica, Naviraí e Nova Andradina, no Mato Grosso do Sul podem avançar à fase de licenciamento ambiental e anteprojeto do programa de aviação regional – a última antes da licitação. Com Bonito, Coxim, Dourados e Três Lagoas, que já estavam nesse estágio, o Estado chega ao marco de sete aeroportos em fase final de planejamento.
A agilidade no processo do licenciamento ambiental foi um dos temas tratados pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) com o governo do MS. Além disso, questões envolvendo outorgas e desapropriação de terra também foram negociadas. Em todos os casos, o governo local se comprometeu a avaliar as questões para agilizar o andamento dos processos.O coordenador-geral de Planejamento do PROFAA da SAC, Marcio Maffili, comemorou os resultados. “Ficamos esperançosos após as conversas com o Estado. O Banco do Brasil vai mostrar a eles como a questão do licenciamento ambiental foi tratada nos outros Estados para eles reavaliarem o processo. Também conseguimos que alguns aeroportos avancem no programa, como foi o caso de Naviraí”, explicou. Corumbá, o oitavo aeroporto a receber investimento do governo federal no Estado, é administrado pela Infraero e já está pronto para entrar em fase de estudo preliminar.
Investimentos
Os investimentos do governo federal contemplam reforma, recuperação e ampliação das infraestruturas de pista de pouso e decolagem, terminal de passageiros, pátio de aeronaves, seção contraincêndio, estacionamento de veículos e equipamentos de navegação aérea. Os maiores ganhos de capacidade operacional serão os aeroportos de Dourados e Bonitos, que poderão receber aeronaves maiores após o alargamento das pistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário