![]() |
Fotos: Elio Sales/SAC |
O Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia (GO), terá a sua capacidade dobrada após a finalização das obras, que recomeçaram na segunda-feira (06/04). A capacidade será ampliada para 6,3 milhões de passageiros por ano, quase o dobro da capacidade atual, que é de 3,5 milhões. Os trabalhos incluem serviços de engenharia da infraestrutura e redes externas de pista de taxi, vias de serviço internas, acesso viário, pátio de estacionamento de aeronaves, estacionamento de automóveis e sistemas de controle de acesso.
O ministro da Aviação, Eliseu Padilha, ao lado do presidente da Infraero, Gustavo do Vale, acompanhou a retomada das obras e garantiu a conclusão dos trabalhos até o fim do ano. A obra que nós vamos começar hoje terá condições de operar em novembro. O contrato prevê doze meses, mas a operação acontece ainda antes da chuva. Isso é que é mais importante, afirmou. Quando a obra terminar em novembro, nós vamos iniciar estudos, já contratados, para termos autonomia até 2025. Goiânia vai ter aeroporto garantido, com esse gesto, até 2025 sem nenhum problema, garantiu Padilha. O presidente da Infraero, Gustavo do Vale, também garantiu a previsão de início das operações do novo terminal. Temos certeza que o cronograma será cumprido para que até novembro tenhamos todo o complexo pronto, completou o presidente da estatal.

NOVO TERMINAL
As obras do novo terminal de passageiros do Aeroporto de Goiânia seguem em andamento e fecharam o mês de março com 92% de execução. As novas instalações terão dois andares e 34,1 mil m², que abrigarão quatro pontes de embarque, 23 balcões de check-in, 12 elevadores, quatro escadas rolantes, três esteiras de restituição de bagagem e quatro canais de inspeção (raio-x e detector de metal).
Segundo o ministro Eliseu Padilha, o investimento vai garantir comodidade, conforto e segurança para todos os passageiros do aeroporto por, no mínimo, dez anos. A revolução implantada pela presidenta Dilma Rousseff nos aeroportos brasileiros também chegou a Goiânia onde teremos mais um aeroporto de porte, categoria e nível internacional, a exemplo do que ocorre no Aeroporto de Brasília e nos demais já concedidos, garante o ministro.
HISTÓRICO
As obras de construção do novo terminal de passageiros do aeroporto de Goiânia foram paralisadas em abril de 2007 em virtude de apontamento de sobrepreço por parte do Tribunal de Contas da União (TCU). À época, atendendo ao pedido do próprio TCU, a Infraero tentou repactuar o valor com o consórcio responsável pelos trabalhos, sem sucesso.
Em setembro de 2013, após consultas ao TCU, a Infraero e o consórcio responsável pelas obras retomaram os trabalhos relativos à construção do novo terminal de passageiros. O objetivo da estatal era entregar a totalidade da obra em março de 2015. Houve, porém, necessidade de readequação do cronograma, pois os projetos relativos à parte de infraestrutura (pista de taxiamento, pátio de aeronaves, estacionamento de veículos e sistema viário de acesso) permaneceram sob análise do TCU entre fevereiro e novembro de 2014. A partir da liberação do Tribunal, a Infraero aguardou alocação de recursos por parte do Governo Federal para o início dos trabalhos da parte de infraestrutura.
Fontes: SAC e Infraero
Nenhum comentário:
Postar um comentário