quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Região Norte revela potencial de expansão comercial na aviação

Origens e destinos dos passageiros na região somam 324 municípios. Rotas aéreas de grande potencial comercial são Recife-Belém e São Paulo-Macapá.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Ministro Eliseu Padilha participa de inauguração de voo regional no Rio Grande do Sul


Ministro Eliseu Padilha participa de inauguração de voo regional no Rio Grande do Sul
Padilha durante a solenidade.
O ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Eliseu Padilha, voou, nesta terça-feira (27), de Porto Alegre a Uruguaiana (RS), com diretores e o presidente da companhia aérea Azul, Antonoaldo Neves. Autoridades do Rio Grande do Sul também estiveram presentes. Esse foi o primeiro voo da retomada da aviação regional gaúcha, fruto de pacto formado na segunda-feira (26), no Palácio Piratini, na sede do governo estadual.

Questionado sobre a importância do primeiro voo, Padilha disse que este voo é mais uma prova de acerto da presidenta Dilma Rousseff ao definir como prioridade da Secretaria de Aviação Civil o projeto dos aeroportos regionais.

O programa de aeroportos regionais disciplina a habilitação de 270 aeroportos em todo o Brasil, sendo 15 aqui no Rio Grande do Sul, com padrão estabelecido pela Oaci (Organização de Aviação Civil Internacional), para a operação de voos regulares. Isso impulsionará o desenvolvimento regional em todo o território nacional, com incremento das atividades econômicas, do turismo e do atendimento à saúde e da vida, salientou o titular da Aviação Civil.
Ministro Eliseu Padilha participa de inauguração de voo regional no Rio Grande do Sul
Na chegada a Uruguaiana, as autoridades
foram recepcionadas pelos representantes locais.

“Esse voo faz com que a região possa ter negócios. Suas belezas naturais também serão reconhecidas. Com a aviação regional podemos potencializar o turismo local. Uruguaiana chega ao patamar de polo de desenvolvimento regional sem dúvida nenhuma”, ressaltou Padilha. 

A aeronave, ao chegar em Uruguaiana, foi batizada pelos bombeiros e autoridades locais. Em solenidade no aeroporto, representantes da região e o prefeito do município, Luiz Augusto Schneider, esperavam os passageiros do voo histórico para a cidade.

Ministro Eliseu Padilha participa de inauguração de voo regional no Rio Grande do Sul
Eliseu Padilha e o deputado estadual Frederico Antunes.
Durante a solenidade no aeroporto, Padilha afirmou que “nada acontece por acaso” e citou o deputado estadual Frederico Antunes, que representa a região, por estar “sendo incansável para a luta de transformar o aeroporto de Uruguaiana em binacional brasileiro e argentino”. Com relação a Azul, o ministro falou sobre o espírito empreendedor da companhia aérea, comandada por Neves. O vice governador do RS, José Paulo Cairoli, e os secretários estaduais dos Transportes, Pedro Westphalen, e do Turismo Juvir Costella, participaram da cerimônia.

A SAC tem estudos que compravam que a Aviação Civil crescerá, em média, 7% ao ano nos próximos 20 anos. Sem dúvida, uma atitude de grande desenvolvimento no Brasil. Tal crescimento tem como um dos pilares mais importantes, os aeroportos e a aviação regional, destacou Eliseu Padilha.


segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Programa gaúcho amplia rotas de voos regulares em aeroportos regionais

Programa gaúcho amplia rotas de voos regulares em aeroportos regionais O governo do Rio Grande do Sul lançou nesta segunda-feira (26) o Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR-RS). Elaborado pela Secretaria dos Transportes, em parceria com as secretarias da Fazenda; do Turismo, Esporte e Lazer; e de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, a iniciativa pretende promover o desenvolvimento econômico, social e turístico do Estado através da ampliação das rotas de voos regulares nos aeroportos regionais. O ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, participou do evento, no Palácio Piratini. Na cerimônia, o governador José Ivo Sartori assinou também o termo de acordo com representantes da Azul Linhas Aéreas, que oficializou participação no programa.

O PDAR-RS prevê a concessão de incentivos fiscais para as empresas de transporte aéreo que aderirem ao programa, desde que garantam a operação de rotas regionais que atendam quatro ou mais municípios e que promovam e incentivem pacotes para roteiros turísticos e eventos gaúchos, entre outras iniciativas.

Instituído pelo decreto 52.607, de 16 de outubro de 2015, como instrumento da política aeroportuária do Estado, conforme atribuições estabelecidas pela lei 14.733, o programa visa permitir que todos os municípios tenham, até 2017, um aeroporto operando voos regulares num raio de até 180 quilômetros.

Segundo o presidente da Azul, Antonoaldo Neves, a empresa é líder absoluta no setor no Estado e é a única que possui uma base de operações estruturada no Rio Grande do Sul. Isso nos permite operar efetivamente em todo o Estado, contribuindo economicamente com o desenvolvimento e a mobilidade de uma comunidade que tão bem nos acolheu, destacou o dirigente.

O voo inaugural da primeira rota de um total de seis da Azul, ligando Porto Alegre a Uruguaiana, está prevista para essa terça-feira (27). A aeronave que operará no trecho é o modelo turboélice ATR 72-600, com 70 assentos.

Em seu pronunciamento, o ministro Eliseu Padilha destacou a democratização do acesso da população de baixa renda ao transporte aéreo, com a redução de 48% do preço das passagens”, fato que, para ele, atribui-se à atuação livre do mercado e permite a concorrência entre as empresas. Esse cenário é propício para a regionalização dos vôos pelas companhias, e o Rio Grande do Sul soube perceber essa oportunidade e saiu na frente com seu PDAR-RS”, concluiu.

“Uruguaiana é um aeroporto regional. Estamos trabalhando para que ele se transforme em binacional. Argentina e Brasil, para que possamos ter trânsito facilitado para argentinos que queiram vir para o Brasil e dos brasileiros que queiram ir a Buenos Aires”, destacou o ministro.

Acredito que este programa é estratégico para diminuir as desigualdades econômicas e sociais das nossas regiões. É uma oportunidade que visualizamos no segmento e, com a parceria da Azul, conseguimos concretizar nesse ato”, afirmou o governador.

De acordo com o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, o programa originou-se na intenção do governo em democratizar o acesso ao transporte aéreo, além de garantir aos municípios maior competitividade na atração de novos investimentos e turistas.


quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Ministro poderoso - Coluna de Rosane de Oliveira - Zero Hora


O ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, se transformou no principal nome do PMDB gaúcho em Brasília. A ampliação do poder do vice, Michel Temer, faz de Padilha uma ponte do Rio Grande do Sul com o Palácio do Planalto.

A entrega da medalha do Mérito Farroupilha, na terça-feira, foi uma demonstração de prestígio do ministro. O Salão Júlio de Castilhos ficou repleto de autoridades, companheiros do PMDB, pré-candidatos às eleições de 2016, amigos e candidatos a cargos federais. Na primeira fila estavam o governador José Ivo Sartori, a primeira-dama, Maria Helena Sartori, o vice-governador José Paulo Cairoli, o presidente da Assembleia, Edson Brum, e o autor da homenagem, Gabriel Souza. Padilha dedicou boa parte do discurso à mulher, Simone Camargo, e aos seis filhos. Fez até declaração de amor: Deus me deu mais do que mereço. Simone é o amor da minha vida.

Brum aproveitou para lançar Padilha como candidato ao Senado em 2018.

Fonte: Zero Hora - www.zerohora.com.br
Data: 22/10/2015 

Ministro Eliseu Padilha recebe Medalha do Mérito Farroupilha - Leia o discurso na íntegra

Ministro Eliseu Padilha recebe Medalha do Mérito Farroupilha - Leia o discurso na íntegra
Leia o discurso, proferido, na noite desta terça-feira (20/10), pelo ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, durante o recebimento da outorga do Mérito Farroupilha na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre:

I – Cumprimentos e Saudações:
Senhoras e Senhores presentes!
Inicio fazendo saudações que, para mim, neste momento são indispensáveis:

1 – Ao Presidente da AL do Estado do Rio Grande do Sul, EDSON BRUM! Companheiro a quem tive o prazer de incentivar o amanhecer de sua brilhante e exitosa vida pública, em nome do qual saúdo também os 55 Deputados Estaduais que compõem esta brilhante representação do povo gaúcho.

2 – Ao Governador de nosso Estado JOSÉ IVO SARTORI! Histórico companheiro partidário, a quem o imponderável, mas certamente sob inspiração divina, reservou o intransferível e impostergável desafio, a oportunidade e a honra de iniciar, sob a incompreensão de alguns, mas com a ciência e a convicção de todos quanto a sua necessidade, o pedregoso caminho de Ajustar as Contas Públicas do Estado do Rio Grande do Sul, que são deficitárias desde a década de 1970. A Grande Marcha de Mao, na Revolução Chinesa, percorreu cerca de 10.000 km, mas começou com um primeiro modesto passo. 
SARTORI! Estás fazendo o Rio Grande dar os primeiros modestos passos no caminho do necessário Ajuste Fiscal. 
Embora não sendo maoísta, volto ao Mao para trazer aqui uma de suas tantas lições:
“Só progride quem é modesto. O orgulho obriga a dar passos para trás. ” 
― Mao Tsé-Tung
Em seu nome, Senhor Governador, peço permissão para saudar a todos os seus dedicados e competentes Secretários de Estado.

2 – Ao Presidente Nacional de meu partido, Vice Presidente da República, Dr. Michel Temer, hoje no exercício da Presidência da República. Companheiro de jornadas políticas de nosso PMDB há mais de duas décadas. Parceiro, Irmão, Conselheiro e Amigo a quem agradeço por seu permanente estímulo e apoio.
Saudando o Presidente Michel Temer saúdo, da mesma forma, com o mesmo entusiasmo, a todos os dirigentes partidários presentes. Com distinção para os peemedebistas, presentes e ausentes, aqui representados por nosso Presidente Estadual, Deputado Ibsen Pinheiro, que tem me ofertado o necessário alicerce para a construção de minhas posições políticas.

3 - Saúdo de maneira muito especial a todas as autoridades, dos três poderes do Estado do Rio Grande do Sul, inclusive as nominadas protocolarmente. Sou um profissional do respeito às instituições republicanas. Sou advogado no exercício da profissão há mais de 40 anos. Sei que a garantia da Democracia reside no respeito à Lei. Sou um escravo da Lei.

4 - Ao Deputado Gabriel Vieira de Souza! 
Agradeço inicialmente pela iniciativa da concessão desta grande honraria, que tanto me orgulha. O Gabriel é uma daquelas tantas apostas que fiz ao estimular jovens que manifestassem vontade ou pendor pelo culto ou exercício da política, que deu muito certo. É Bilhete Premiado. Bastou um empurrão para sua decolagem que ele passou a voar, naturalmente, nas maiores altitudes, mesmo quando ocorrem as costumeiras tempestades políticas.
Estudioso, dedicado, focado, bem formado profissional e politicamente e contemporâneo da Geração Y. De líder da juventude do PMDB de Tramandaí, rapidamente chegou à Presidência da Juventude Nacional do PMDB, como tal foi trabalhar na Secretaria Nacional da Juventude, no Palácio do Planalto, e, logo após, com grande destaque, se elegeu Deputado Estadual e hoje representa muito bem a todos os gaúchos. Para ele isto tudo é só o começo. É o que desejo e espero.

5 – A minha Esposa Simone Camargo! 
Sempre digo que Deus tem me dado muito mais que eu mereço. Testemunho maior disto, ao meu sentir, é o presente que ele me deu quando ele me entregou a Simone e permitiu que eu me entregasse a ela. 
Mulher valente. Corajosa. Determinada. De origem humilde, como eu, mas que soube construir uma reputação pessoal e profissional de grande envergadura.
Companheira, Amiga e Esposa de grande sensibilidade. Um coração do tamanho do mundo e uma capacidade de guerrear política e profissionalmente que me impressiona e impulsiona.
Revelo para fechar com chave de ouro esta parte, que ela é também a mãe da Elena, fruto de nosso amor, que já se consagra como o xodó dos cinco irmãos, com os quais a Simone estabeleceu uma grande relação de mútuo afeto, respeito e amor. Com a coalisão familiar capitaneada por ela somos, de verdade, uma Grande Família.
Pedindo compreensão para com esta passagem de intimidade, permitam que eu repita aqui aquilo que tanto tenho buscado comprovar a ela, por atos, nestes nossos 10 anos: Simone és o grande amor de minha vida!

6 – Aos meus pais! 
Eles já se foram. Certamente para preparar meu retorno, daqui a muitos anos, à sua agradável e sábia companhia. 
A eles devo o ser que sou. A árvore se faz reta, ou não, na fase do crescimento, ensinava meu pai. Eles construíram a estrutura de minha personalidade na minha fase de crescimento. Eles me passaram as grandes lições que me tem norteado em toda a vida. Dois exemplos: Uma da mãe, ”Amar ao próximo como a ti mesmo” e uma do pai “Ninguém é obrigado a prometer, mas prometeu é obrigado a cumprir”.
Dois empregados de fazenda de agro pecuária que se converteram em trabalhadores da fábrica de papel e celulose, em Canela, RS.: minha mãe Olinda Padilha e meu pai Solon Padilha. Estes me legaram os maiores tesouros que conheço: lições de amor e de retidão. Eles eram pobres. Nós éramos pobres. Hoje vejo que eles foram afortunados. Ricos, entesourados dos valores que são indispensáveis para a construção da Paz Social.
Lá do infinito, onde vocês passeiam, mãe e pai, saibam, mais uma vez, que sinto muito orgulho de ter sido, de ser seu dedicado filho.
A eles devo o agradável convívio com meus irmãos José, já falecido, Florindo e João. Tivemos os mesmos mestres. Cada um a seu modo aproveitou suas lições. Aos irmãos agradeço pelo carinho e o respeito para com toda a minha família. Estamos procurando fazer jus.

7 - Aos meus seis Filhos:
Na minha forma de ver a vida, já quase septuagenário, o primeiro atestado de nosso acerto ou não, no curso da existência, é dado pelos seres humanos que geramos, educamos e que nos retratam, em boa parte: nossos filhos.
Pois nesta parte também me sinto altamente realizado e mais estarei no amanhã. Tenho seis filhos que retratam meu orgulho como pai:

7.1 - A primogênita é a Christiane Reck Padilha. Arquiteta de singular realização profissional que, além de tantas outras obras mais importantes, é a responsável pela plástica de nosso escritório de advocacia. Minha sede permanente. Uma vez que todas as demais, inclusive os gabinetes brasilienses, são provisórias. É uma pessoa de bem com a vida e com os seus;

7.2 – A seguir vem a Aline Reck Padilha Abrantes. Doutora em Psicanálise e Educação, com clínica psicanalítica em Araraquara, SP. Igualmente muito bem sucedida profissionalmente. Pessoa integrada à vida de sua comunidade que também se destaca na vida familiar;

7.3 – Robinson Eliseu Reck Padilha. Experiente e bem sucedido advogado. Divide com Simone e comigo o comando de nosso Escritório de Advocacia em P. Alegre. Colorado doente e dedicado chefe de família. Sabe fazer amigos e aproveita os momentos de lazer;

7.4 – Taoana Aymone Padilha. Mestranda em psicologia com direcionamento para a psicanálise, na UFRJ. Pensa doutorar-se na mesma área na Europa. Vai chegar lá. Solteira. Artista e cantora. De forma madura, busca construir sua própria carreira. Em paz com a vida;

7.5 – Tales Aymone Padilha. Mestrando em Economia na Universidade de Warwick, em Coventry, na Inglaterra. Já fez aplicação para o Doutorado na mesma área nas maiores Universidades da Inglaterra. Talvez, entre todos nós, comigo incluído, seria o mais qualificado para a atividade política. Um cavalheiro, com fineses para defender suas firmes convicções. Solteiro. Quer ser, e tenho certeza que será, doutor em Economia Financeira, e, para o gran finalle;

7.6 – Elena Padilha, com dez meses, que já está comprovando a evolução de Simone e a minha, com seu permanente radar de 360 graus e sua sensibilidade de fazer inveja. Já quer ser independente. 
Por sua forma de ser tornou-se a centro de atenção e carinho de todos os irmãos e de seus sobrinhos, que são muitos.
Vejam que, além da dedicação à política, tenho buscado fazer a minha parte, também, familiarmente, contribuindo com seis filhos que procuro orientar para serem agentes da melhora do mundo e da vida de todos nós. 

Sou muito pai coruja e orgulhoso dos meus seis filhos. Como são todos os pais para com os seus. Por eles já fiz bastante, mas mais ainda quero e, se Deus me permitir, vou fazer.
Semeie sementes qualificadas que se aprimoraram e estão se aprimorando. A sociedade, o mundo, a partir delas, vai colher belos e qualificados frutos. Que assim seja.

8 – Aos companheiros do meu PMDB:
Sou fundador de nosso partido. Sou filiado desde 1966. O PMDB é a minha vida pública. Sob o manto dele conquistei todas as posições politicas que já desfrutei. Sou quadro de partido. Todos os demais compromissos políticos vem após os meus compromissos com o meu partido.
Agradeço a meus companheiros presentes e aos ausentes. A Medalha que hoje recebo é, também, fruto do companheirismo e do carinho de cada um e de todos vocês para comigo.
Sinto muito orgulho de nosso PMDB. Carregamos nele as virtudes e os defeitos médios de nosso povo. Nosso partido tem os seus líderes, locais, estaduais e nacionais. Mas o PMDB de verdade somos nós, cada um dos filiados, com a nossa forma de ser e de contribuir com as nossas comunidades.

9 – Aos companheiros da FUG:
À Fundação Ulysses Guimarães devo uma das páginas mais agradáveis de minha história política.
Com ela tem sido possível cavalgar a utopia política nas vinte e sete unidades da federação brasileira.
Antes de qualquer movimento de rua já detectamos, em 2012, a crise de representatividade política que assola nosso país. Fizemos parcerias com professores dos Institutos de Ciência Política da UNB, UFRJ e UFRGS e criamos um Programa de Formação Política, de cunho acadêmico popular, que hoje está espalhado em todo o Brasil e já conta com mais de 250.000 participantes. 
Estamos procurando provar que a atividade política é indispensável para a vida em sociedade e que o verdadeiro político é aquele que faz efetivamente política, sem pragmatismo, com ou sem mandato eletivo.
O trabalho junto a Fundação, para mim, é o lazer da minha atividade política.

10 – Aos que Trabalham ou trabalharam comigo:
Competente não é o gestor que sabe tudo. Competente é aquele que sabe que não sabe tudo, mas traz para com ele dividir o trabalho pessoas que sabem mais do que ele, nos diversos campos da atividade que vai ser desempenhada por aquele ente.
Neste aspecto também sou um privilegiado. Como Prefeito, Secretário de Estado, Deputado Federal e Ministro de Estado, em todos os casos tive, sempre, o privilégio de descobrir e contar com tais pessoas. Elas são quem faz tudo acontecer. Meu comando, apenas, não pode atrapalhar.
Tenho fama de realizador. Pois transfiro aos meus companheiros de jornada a maior parte de tal reconhecimento. São eles que efetivamente realizam.
Nas minhas atividades privadas, como Advogado e como Empresário tenho tido a mesma sorte. Trabalham comigo pessoas igualmente especiais.

11 – Às gaúchas e aos gaúchos de todos os rincões de nosso amado Rio Grande:
A política é a arte, a atividade, de promover a felicidade de todos aqueles que vivem em sociedade. Esta lição vem desde Aristóteles.
Agradeço às gaúchas e a todos os gaúchos, tendo sido meus eleitores ou não, pois foi por vocês, principalmente, que fiz e faço política e vida pública.

12 – Aos profissionais de comunicação social:
Muito do que sou devo às versões sobre mim publicadas. Nem sempre tais versões me foram favoráveis. Nem sempre traziam a verdade. Porém, entre os prós e os contra, elas me levaram, de forma positiva, aos gaúchos e ao mundo.
Obrigado pelo que por mim fizeram todos os profissionais de comunicação social.

II – A MEDALHA DO MÉRITO FARROUPILHA:

13 - Tenho que iniciar registrando o orgulho e a satisfação em poder ser agraciado com a MEDALHA DO MÉRITO FARROUPILHA, criada em 1995. É a distinção máxima que possa ser conferida a alguém, pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, vale dizer por todos os gaúchos, pois esta é a casa, o poder, que os representa na plenitude. Para mim, hoje, esta homenagem, representa um momento de imensurável alegria e emoção. Àqueles que fazem vida pública o que efetivamente resta, em cada balanço de vida, é a verificação do reconhecimento, ou não, do bem social que eles buscaram fazer. 
Por isso, com grande emoção, quase incontrolável, tenho que dizer, tenho que gritar: OBRIGADO GAÚCHOS E GAÚCHAS DE TODOS OS RINCÕES.

14 - Como todos sabemos, o termo FARROUPILHA tem um duplo sentido. Para mim, para nós gaúchos, ele tem um só: Somos insurretos, inconformados com as desigualdades da federação brasileira e discordantes das condutas fora da ética, fora da institucionalidade e fora da retidão política.
Fomos insurretos em 1835, com a Revolução Farroupilha, fomos insurretos em 1893, com a Revolução Federalista e continuamos sendo insurretos no confronto que fazemos, permanentemente, entre as posições das lideranças políticas gaúchas, de todos os partidos, e as posturas políticas de suas direções nacionais.
Somos insurretos. Sou um insurreto. Somos farroupilhas. Sou um farroupilha.

15 - Honra-me, por demais, figurar, a partir deste ato, na galeria de tantas mulheres e de tantos homens da maior envergadura política e socioeconômica, que já honrosamente a compõe, e daqueles que, recebendo este galardão, a comporão. 
Nunca imaginei poder estar, como agora estarei, entre tais personalidades, para sempre.

16 - Para não cansar, concluindo minhas razões do por que somos farroupilhas, nada melhor do que recorrermos às palavras do personagem símbolo do surgimento desta qualificação de insurretos, que nos orgulha e distingue, nosso Comandante Revolucionário, que se converteu no primeiro Presidente da República Riograndense: BENTO GONÇALVES;
“A causa que defendemos, não é só nossa, ela é igualmente a causa de todo o Brasil. Uma República Federal baseada em sólidos princípios de justiça e recíprocas conveniências uniria hoje todas as Províncias irmãs, tornando mais forte e respeitada a Nação Brasileira.” 
― Bento Gonçalves

III – TESTEMUNHO DE UMA CARREIRA POLÍTICA DE MAIS DE MEIO SÉCULO:

17 – Passo, agora, com a compreensão de todos, à conclusão deste breve balanço de uma vida pública de mais de meio século, citando alguns feitos. 
Não falarei, aqui, de minhas atividades como advogado e empresário:

17.1 - Sou político de centro esquerda, iniciado nos movimentos de esquerda, ao tempo de estudante, e, após, fui temperado pelas lições do positivismo gaúcho, com base em Júlio de Castilhos, Borges de Medeiros, Flores da Cunha, Osvaldo Aranha e Getúlio Vargas. Meu caminho natural foi o MDB, é o PMDB;

17.2 - Líder estudantil em Canela, RS., no início da década de 1960, eleito Presidente da União Canelense de Estudantes Secundários, propus e institui os Jogos Estudantis da Primavera de Canela, que ainda hoje existem;

17.3 - Prefeito de Tramandaí, propus e criei, entre tantas iniciativas, o Festival Estadual do Peixe, já na vigésima sexta edição;

17.4 - Secretário de Estado do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, promovi as necessárias plenárias e coordenei a Redação Final do Plano Estadual de Assistência Social, que serviu de base para o Plano Nacional de Assistência Social. Isto em face de eu ter sido eleito Presidente do FONSEAS – Fórum Nacional dos Secretários de Assistência Social;

17.5 – Como Ministro de Estado dos Transportes, dentre tantas e tantas realizações em todo o Brasil, elejo, para este momento gaúcho, a recuperação e extensão dos molhes do Porto de Rio Grande, com o aprofundamento do calado para 18 metros. Isto viabilizou converte-lo no Porto do Mercosul. Podendo receber os maiores navios do mundo e sediar a Indústria Naval. 
Lembro que na solenidade de início de tais obras eu disse ao prefeito de então, Vilson Mattos Branco: Este porto vai mudar a fisionomia econômica da metade sul do Rio Grande.

17.6 - Como Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados, presidi e articulei a aprovação da Lei da Ficha Limpa. Um marco na política brasileira.

17.7 – Honrado pelo convite recebido da Presidente Dilma Rousseff e por ela distinguido com estímulo e apoio, ao que busco corresponder, hoje exerço o cargo de Ministro da Aviação Civil. Tenho como metas, implantar o Programa de Aeroportos Regionais, com 270 aeroportos em todo o Brasil, e dar autonomia ao sistema aeroportuário do meu estado o Rio Grande do Sul.
O tempo deste pronunciamento, para não ser inconveniente, determinou que elencasse, acima, apenas uma realização, fruto do exercício de cada cargo. 
Concluo este breve balanço registrando, com muito orgulho e em paz com minha consciência, que, passados mais de cinquenta anos de vida pública e de décadas no exercício de cargos públicos, hoje não existe nenhum Inquérito, Processo ou condenação criminal em relação à minha pessoa.
Permitam que eu repita: hoje não existe nenhum Inquérito, Processo ou condenação criminal em relação à minha pessoa.


Valeu a Pena! 

Está valendo a pena buscar fazer pelos gaúchos, fazer pelos brasileiros.

Sou um homem de sorte!

Abençoado por Deus de forma muito mais expressiva do que eu imaginava e imagino merecer. Ele tem me levado para conquistas nunca sonhadas. Tenho, a meu favor, no entanto, o fato de que quando ele e/ou a sorte vem em meu auxílio sempre me encontra trabalhando. Minha ensinava a lição bíblica: “Ajuda-te que eu te ajudarei.”.
A propósito, já foi dito mas repito: O sucesso só vem antes do trabalho no dicionário por ordem alfabética.

IV – O AMANHÃ DE NOSSO QUERIDO RIO GRANDE:
Acredito, sem limites, no potencial de nosso Estado. No potencial dos gaúchos. O setor privado aqui é rico, moderno. O setor público tem a pior situação em todo o Brasil.
A gestão de nosso Rio Grande, com suas contas ajustadas, é possível sim. 
Creio, mais do que nunca, na capacidade criadora e no talento dos gaúchos. Agora, com a crise, que sempre traz proporcionais oportunidades, temos que ser geniais.
Neste ponto lembro o filósofo alemão Schopenhauer:
“Talento é quando um atirador atinge o alvo que os outros não conseguem. Gênio eh quando um atirador atinge o alvo que os outros não vêem”.
Arthur Schopenhauer
Gaúchas e gaúchos!

O desafio que o Ajuste das Contas Públicas de nosso Estado representa não é apenas das autoridades governamentais. Ele é um problema de cada um e de todos nós. O tempo que levaremos para vencer tais dificuldades presentes será inversamente proporcional ao tamanho da aliança que lograrmos fazer, envolvendo a todos os gaúchos, em defesa do Rio Grande.
Nossas diferenças partidárias nada significam ante o tamanho do problema comum que, de forma intransferível, deverá ser agora, conjuntamente, resolvido.

Vamos olhar para o amanhã com responsabilidade e otimismo. Quanto ao Ajuste no Estado teremos que ver aquilo que antes ainda não foi visto. Cada um de nós pode ser genial.
O Rio Grande precisa que sejamos geniais. Geniais ao ponto de realizarmos, novamente, façanhas como aquelas que nos projetaram. Ajustar as Contas Públicas do Estado é, sem dúvida, a mais urgente e a mais importante façanha que todos nós, coletivamente, temos que e devemos fazer.
Como insurretos que somos, empunhando tal façanha, sonho em ouvir novamente, logo aí adiante, em tempo menor do que se pensa, todos os gaúchos cantando, com justificada convicção, em alto e bom som:
“Que sirvam nossas façanhas de modelo a toda a terra!”
Muito obrigado pela presença e pela audição.


Eliseu Padilha – 20 de outubro de 2015. - See more at: http://www.eliseupadilha.com.br/politico/22102015105301-ministro-eliseu-padilha-recebe-medalha-do-merito-farroupilho---leia-o-discurso-na-integra/index.php#sthash.104wRNJF.dpuf

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Eliseu Padilha é agraciado com a Medalha do Mérito Farroupilha

Eliseu Padilha é agraciado a Medalha do Mérito Farroupilha
Padilha iniciou sua manifestação agradecendo a todos os
que colaboraram para o seu crescimento profissional e político
O ministro-chefe da Secretaria da Aviação Civil da Presidência da República, Eliseu Padilha, foi agraciado com a Medalha do Mérito Farroupilha, a mais alta distinção do Parlamento gaúcho. A homenagem, realizada no início da noite de terça-feira (20/10), lotou o Salão Júlio de Castilhos da Assembleia, em Porto Alegre. A honraria foi entregue a Padilha de forma conjunta, pelo presidente da Casa, Edson Brum, pelo governador do Estado, José Ivo Sartori, e pelo deputado proponente, Gabriel Souza (PMDB). Confira aqui a galeria de fotos.

Foi lida mensagem do vice-presidente da República, Michel Temer, ao presidente da Assembleia, agradecendo o convite para que estivesse presente à solenidade, não sendo possível em razão de compromissos na Capital federal (no exercício da Presidência, em razão de viagem da presidenta Dilma Rousseff). Temer cumprimentou a iniciativa do Poder Legislativo gaúcho pelo reconhecimento às pessoas que são realizadoras, como no caso de Padilha.

Em sua manifestação, o deputado Gabriel Vieira de Souza explicou sua escolha. “Um homem com uma trajetória, na política, brilhante, e farta de eventos, onde demonstrou comprometimento com o nosso Estado e com o País, com inúmeras obras, até anônimas. Mas decidi por esta homenagem, não pelos cargos que ocupou ou obras realizadas, e sim porque entendo que são poucas as personalidades da vida pública nacional, ainda em atividade, que consegue reunir dois aspectos raros de se encontrar numa só pessoa: a questão intelectual, de um formulador, de um teórico, de alguém que não faz política mecanicamente, primando por suas posições e intervenções; e também reunindo nesta personalidade as características de um realizador, de um executor. Aquilo que o povo chama de um político que faz!

Referiu que foi assessor de Padilha, quando deputado federal e como presidente nacional da Fundação Ulysses Guimarães. “Momentos nos quais muito aprendi, para hoje exercer meu mandato. Tenho e tive muita honra de ser seu afilhado político, e digo isso em público sem problema algum. De alto e bom tom”.

Homenageado

Eliseu Padilha iniciou sua manifestação agradecendo a todos os que colaboraram para o seu crescimento profissional e político, frisando que ninguém se destaca no mundo político sem apoio. Saudou o presidente Edson Brum, “companheiro que tive o prazer de incentivar o amanhecer de sua brilhante e exitosa vida pública, em nome dos quais saúdo os demais deputados desta Casa”.

Fez uma referência especial ao governador Sartori. “Histórico companheiro partidário, a quem o imponderável (mas certamente sob inspiração divina) reservou o impostergável e transferível desafio: a oportunidade e a honra de iniciar – sob a incompreensão de alguns, mas com ciência e a convicção da necessidade por parte de todos – o pedregoso caminho de ajustar as contas públicas do RS, deficitárias desde a década de 70”.

Agradeceu ao deputado Gabriel Souza pela proposição. “Um estudioso, dedicado, focado, bem formado, profissional e politicamente. De líder da juventude do PMDB de Tramandaí, logo chegou à presidência da juventude nacional da sigla. Com destaque, elegeu-se deputado estadual e, hoje, representa a todos os gaúchos”. Na sequência, fez uma carinhosa, prolongada e emocionada homenagem à sua esposa, Simone Camargo, aos filhos e seus pais.

Quanto ao PMDB, lembrou ser fundador da sigla, sendo filiado desde 1966. “O PMDB é a minha vida pública. Sou quadro do partido, e todos os demais compromissos políticos vêm após os meus compromissos com meu partido. Sinto orgulho do nosso PMDB”, enfatizou.

Discorreu sobre sua carreira política, “de mais de meio século”, citando iniciativas e realizações que julgou importantes, desde o começo, como líder estudantil, em Canela, passando pela prefeitura de Tramandaí, secretaria de Estado do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, ministro dos Transportes, presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados (quando articulou a aprovação da Lei da Ficha Limpa, “um marco na política brasileira”), e agora, como ministro da Aviação Civil. “E passados todos estes anos de vida pública, não existe nenhum inquérito, processo ou condenação criminal à minha pessoa. Tudo valeu à pena!”.

Por fim, disse acreditar, “sem limites, no potencial do RS. Mais do que nunca, creio na capacidade criadora e no talento dos gaúchos”.

Em sua manifestação, o presidente da AL, Edson Brum, parabenizou o deputado Gabriel Souza sobre seu homenageado, lembrando que os deputados só podem solicitar a outorga da Medalha do Mérito Farroupilha uma única vez durante o mandato de quatro anos. “Como quase tudo já foi dito, ressalto o aspecto da relação pessoal que o ministro Padilha tem como todos, como amigo e companheiro. Quando menos se espera, na dificuldade, ele aparece para estender a mão. Assim é por onde passa. Iniciei estimulado por ele, que sempre teve como prática o incentivo àqueles jovens que poderiam realizar. Suas atitudes e atos fortaleceram não só o PMDB do RS, mas as amizades”.

Ainda segundo Brum, “Padilha nos ajudou a vencer a eleição de Sartori. E agora, junto com o governador eleito, vamos adiante. Sabemos os caminhos, diferente dos que não nos acompanham, porque não enxergam. Com Sartori, certamente teremos um Rio Grande melhor do que aquele recebido por ele e sua equipe”. Por fim, agradeceu a Eliseu Padilha por tudo que realizou em favor do Estado e do País e frisou: “Nós não aceitamos que fique de fora da vida política. Em breve serão duas vagas para o Senado! Mas, se não quiser ficar longe da família, gostaríamos muito de tê-lo como colega na Assembleia”.

Biografia

Natural da cidade de Canela, Eliseu Padilha nasceu em 23 de dezembro de 1945. Formou-se em Direito pela Unisinos, em 1973. Iniciou seus trabalhos na advocacia na cidade de Osório, em 1974. Em 1982, fez pós-graduação em Direitos Reais, também pela Unisinos e, em 1984, pós-graduação em Direito Político na mesma universidade. Em 1986, ingressou no mestrado em Filosofia pela PUC, em Porto Alegre.

Começou a carreira política na adolescência. Desde 1960, foi líder estudantil (inclusive presidente da União de Estudantes), em Canela. Em 1966, foi um dos fundadores do MDB, sendo eleito secretário-geral do partido, ainda em Canela. Já no PMDB, elegeu-se prefeito de Tramandaí, em 1988. Em 1992, foi eleito presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), destacando-se nacionalmente pelo trabalho em defesa da bandeira do municipalismo. Elegeu-se deputado federal por três vezes: 1994, 2002 (o mais votado do Estado) e 2006. Em 2010, ficou na primeira suplência, logo assumindo o mandato de deputado pela licença de Mendes Ribeiro, guindado ao gargo de Ministro da Agricultura.

Executivo

Em 1995, assumiu o cargo de secretário de Estado do Trabalho, Cidadania e Assistência Social do governo do RS. Mais adiante, foi escolhido pelo presidente Fernando Henrique Cardoso para ser Ministro dos Transportes, entre 1997 e 2001, quando ganhou projeção nacional. Em 1º janeiro de 2015, Padilha assumiu o cargo de Ministro-Chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República.

Ulysses Guimarães

Em 2007, foi eleito presidente da Fundação Ulysses Guimarães, implantando, de forma precurssora entre as fundações partidárias, o programa de formação política da instância partidária, em parceria com professores integrantes dos Institutos de Ciência Política da Universidade de Brasília e da Universidade Federal do RS, para a qualificação política da militância e simpatizantes do PMDB.

Em reconhecimento à sua atuação política, Padilha recebeu inúmeras premiações e honrarias, destacando-se, por exemplo, a Medalha da Ordem do Mérito das Forças Armadas, na categoria Grande-Oficial, e a Ordem de Rio Branco, Grã-Cruz, dentre outras. Eliseu Padilha é casado e pai de seis filhos.

Também prestigiaram a cerimônia:

O vice-governador do Estado, José Paulo Cairolli; a primeira-dama, Maria Helena Sartori; o Subprocurador-Geral de Justiça, Fabiano Dallazen; o Defensor Público-Geral do Estado, Nílton Leonel Arnecke Maria; o comandante do 5º Comar, Major-Brigadeiro do Ar, Jéferson Domingues de Freitas; o presidente do TRE, desembargador Luiz Felipe Brasil Santos; o Procurador-Geral do Estado, Euzébio Ruschel; o vice-presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Marco Peixoto; os deputados estaduais Ibsen Pinheiro, presidente do PMDB gaúcho; Alexandre Postal; Frederico Antunes; Vilmar Zanchin; Ciro Simoni; Adolfo Brito; João Reinelli; Liziane Bayer; Jorge Pozzobom; Gilmar Sossella; Junior Piaia e Dr Basegio; o secretário da Secretaria do Produtor Rural e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Caio da Rocha; o representante do 5º Distrito Naval, Capitão de Mar-e-Guerra, Luciano Peres Novai; ex-deputados e lideranças político-partidárias; os secretários de Estado, do Turismo, Juvir Costella; e dos Transportes, Pedro Westphalen; representante da Infraero, Wilson Brand Filho, superintendente do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Presidentes e dirigentes de entidades, órgãos e empresas públicas. 

Fonte: Assembleia Legislativa do RS

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Eliseu Padilha será homenageado com a Medalha do Mérito Farroupilha

Eliseu Padilha será homenageado com a Medalha do Mérito Farroupilha
O ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, será agraciado, na próxima terça-feira (20/10), às 19h, com a Medalha do Mérito Farroupilha, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. A honraria é destinada a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado.

COMPARTILHE:

COMPARTILHE: